Cia. Experimental de Dança Waldete Brito

ESPETÁCULOS

 (DES)VESTIDO – 2009

 (DES)VESTIDO 2009

O poema O Caso do Vestido –Carlos Drummond de Andrade,  foi o texto motivador deste novo espetáculo. Uma dramaturgia coreográfica que retira  da essência do poema os elementos  que vão compor a ação na cena contemporânea.  A maneira como cada intérprete-criador leu o poema e converteu a sua gramática textual em gramática coreográfica, é do mundo particular de cada um.  Assim, (des)vestimos o poema de diferentes modos, e pela pesquisa corporal revelamos a nossa leitura em gestos e movimentos esteticamente construídos, que pressupõem outros poemas.  O poema vira dança, e a dança vira poema no tempo e espaço da cena. Este espetáculo foi contemplado com o prêmio Augusto Rodrigues. E entra em cartaz no diias 07 e 08 de outubro, no Teatro Experimental Waldemar Henrique.

 

 
 
  
O SEGUINTE È ISSO...O SEGUINTE É ISSO…   é uma produção cênica criada em 2007, com roteiro e direção de Waldete Brito.  Um espetáculo ousado para os bailarinos da companhia, sobretudo, por se tratar de uma obra coreográfica tecida no exato instante em que os intérpretes entravam em cena. Para isso, usamos o método de improvisação e contacto improvisacion para tecer cena a cena. Este espetáculo é objeto de pesquisa do doutorado de Waldete brito,  com previsão de conclusão para o final de 2010.  Participaram desta temporada no espaço Cuíra os intérpretes criadores: Alessandra Ewerton, Elyene Lima, Edson Lima,
 Nely Lopes, Valéria Spinelli e Waldete Brito. Projeto e iluminação
de Patricia Gondim e Oriana Bitar.
 
 
 
 
fotos marcelo seabra (55)POR ONDE SE VÊ  estreou em 2005.  E trata-se de uma pesquisa, com foco na fusão entre a dança e o ambiente das artes plásticas. Criada para ser encenada dentro de uma galeria ou salões de exposições, esta instalação coreográfica ficou em temporada na Sala Altino Pimenta -Instituto de Ciências da Arte da UFPA.  Tendo como curadores os professores e artistas Beth Gomes e Emanuel Franco. No elenco:  Anna Raquel, Eleonora Leal, Elyene Lima,  Nely Lopes, Lúcia Lima, Rose Soares,  Valéria Spinelli, e os convidados Lindenberg Monteiro e Kleber Dumerval . Neste espetáculo o público entra e sai quando quiser, e além disso, escolhe por onde quer ver a dança que está distribuída em sete quadros cenográficos, com coreografias solos, duos e trios. A maneira de assistir o espetáculo é semelhante a visitação de uma exposição de artes plásticas. Cada intérprete-criador está no interior de um quadro cênico, e individualmente convida o público a descobrir diferentes maneiras de olhar a poética coreográfica. Este espetáculo foi o  resultado da Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação do Instituto de Artes do Pará.  E voltou a cena paraense em 2008,  como espetáculo de dança convidado do festival Brasileiro de Artes Cênicas. Projeto e iluminação de Patricia Gondim e Oriana Bitar, e montagem do cenário de Jorge Cunha.
  
  
Corações Suburbanos   2005
CORAÇÕES SUBURBANOS  –  foi criado em 2005, e marca a primeira experiência da companhia em realizar um espetáculo de rua, ao ar livre.  Após várias pesquisas para a definição do espaço  elegemos o Anfiteatro da Praça Da República, e nele, permanecemos durante cinco meses construindo a dramaturgia coreogrográfica.  Uma experiência ímpar, pois convivemos todas as noites com as pessoas que passavam pela praça, e com aqueles que faziam do local a sua própria morada. No elenco: Alessandra Ewerton, Anna Raquel, Elyene Lima, Eleonora leal, Nely Lopes, Lúcia Lima, Rose Soares e Valéria Spinelli.  Com direção e roteiro de Waldete Brito. Projeto de luz: Patricia Gondim e Oriana Bitar.
  
  
 
 
entre quatro paredes (134)ENTRE 04 PAREDES  – 2004
 
Espetáculo apresentado  em 2004,  no Teatro Experimental Waldemar enrique. Trata-se de uma pesquisa que retrata a diversidade do cotidiano das pessoas dentro de entre quatro paredes de uma casa. As cenas acontecem na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro etc. No espaço tipo arena, o público assiste o espetáculo dentro do palco, e se movimenta para olhar a próxima cena, já que a concepção coreográfica acontece ao redor dele. Dança, teatro e canto coexistem no mesmo espaço cênico. Em 2008, uma nova temporada e no elenco: Alessandra ewerton, Anna Raquel, Elyene Lima, Nelye Lopes, Liliany Serrão, Rose Soares, Valéria Spinelli e Edson Lima.  iluminação Iara regina.
 
 
 
TECIDO
CAMINHOS DA AMAZÔNIA  – 2003
 
Espetáculo criado em 2003, apresentado no Teatro Experimental Waldemar Henrique. Aqui, a nossa primeira experiência em coreografias aéreas, a partir da técnica do tecido circense. No elenco Alessandra Ewerton, Elyene Lima, Eleonora Leal Valéria Spinelli, Nely Lopes e Carlos Moraes. Direção e roteiro: Waldete Brito
 
 

 

DISCURSO

DISCURSO 2001

 DISCURSO – 2001. Foi a segunda dramaturgia da companhia, dançanda sem nenhuma música mecânica, e dirigida,  roteirizada e interpretada  por Eleonora Leal e Waldete Brito. Esta poética foi selecionada no mesmo ano no Projeto Rumos Dança Itaú Cultural- SP.  Na Cidade de Belém esteve em cartaz no Teatro Escola Claudio Barradas.

 

 

 

DE DENTRO 01

DE DENTRO

 

   

 

 

 

 

 

 

DE DENTRO – FOI CRIADO EM 2000, E  MARCOU A ESTRÉA DA COMPANHIA NA CENA CONTEMPORÂNEA. EM  2003, 2004  E 2008, VOLTAMOS EM NOVA TEMPORADA COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES CÊNICAS.  A PRIMEIRA TEMPORADA ACONTECEU NO EXTINTO TEATRO DA CIA, E AS SEGUINTES NO TEATRO EXPERIMENTAL WALDEMAR HENRIQUE. EM 2004, FOI O VENCEDOR DO PRÊMIO SECULT DE DANÇA COM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DA PAZ. A DIREÇÃO, ROTEIRO E COREOGRAFIA SÃO ASSINADOS POR WALDETE BRITO.   NO ELENCO, ALESSANDRA EWERTON, ANNA RAQUEL , ELYENE LIMA, ELEONORA LEAL, ERIKA GOMES, NELY LOPES, LÚCIA LIMA, VALÉRIA SPINELLI E CARLOS MORAES.

 

 

5 opiniões sobre “ESPETÁCULOS

  1. Adriana Soares em disse:

    Lindo!!! Parabéns. beijos

  2. Leonardo Berg em disse:

    Muito Bom, admiro o trabalho de vcs!!!

  3. André Rabelo em disse:

    Hei, hei, hei, a Nely é nossa Rainha!!!

  4. mariana melo em disse:

    legal adorei admiro mt isso parabens!
    incrivel.

  5. Davina Furtado em disse:

    Parabéns pelo lindo trabalho da Cia, beijos !!!

Deixe um comentário